Content
Acesso:
1 – Administração ->16 – Compras -> 161 – Movimentação -> 1611 - Entrada NF/Baixa OC.
Definição:
Descrição do procedimento para cadastrar a nota fiscal de entrada e baixar ordem de compra.
Entrada NF de tecido - Ao efetuar a entrada da ordem compra, usar o deposito "Inspeção", a entrada no estoque físico ocorrerá após geração dos lotes no almoxarifado de tecido.
Pré-requisito(s):
Requisito para:
- Não foi identificado requisito para até o momento.
Processo:
Entrada manual de nota fiscal:
- Clique no botão Incluir para iniciar o cadastro.
- Digite o número da nota fiscal de entrada do fornecedor.
- Informe o número de série e o tipo de documento, pressione F4 para pesquisar.
- Informe a data de emissão e de entrada da nota fiscal
- Em fornecedor, informe o emitente da nota fiscal ou pressione F4 para pesquisar.
- Digite a Natureza da operação, pressione F4 para pesquisar.
- NR. DANFE, digite a chave do NF-e.
- Informe o numero de documento.
- Classifique o tipo de Frete, escolhendo uma das opções.
- Na aba Itens da Nota, clique no botão Ordem de Compra, na próxima tela, selecione os itens da ordem de compra, que irá compor a nota fiscal.
- Após selecionar, na aba Ordens de compra, preencher a coluna SALDO_OC, utilize o botão direito do mouse, e selecione preencher com Saldo OC, de todos os itens.
- Quando preenchido o item ficará com a cor verde, será possível alterar a coluna situação do item, colocando como Baixado ou Aberto. 1. Importante que quando selecionado Baixado, o mesmo material na ordem de compra ficará com o status baixado, impossibilitando a alteração do mesmo.
- De volta a aba Itens da Nota, a coluna QTDE_OC estará preenchida com as quantidades que foram informada na aba Ordens de compra.
- De volta a aba Movimentação, mude para a aba Financeiro e informe os dados a seguir. 1. Pgto, indicando os prazos de pagamento que foi negociado com o fornecedor. 2. Histórico 3. Situação. 4. Clas. Ger. 5. Banco 6. Conta 7. Observação.
- Pressionando o botão Gerar Duplicatas, será gerada as duplicatas para o setor financeiro, podendo alterar as datas de vencimento das duplicatas gerada.
- Pressione confirmar para finalizar o cadastro.
Entrada de nota fiscal via XML:
- Clique no botão Incluir NF-e para iniciar o cadastro.
- Na aba Compras que abrir, selecione o XML da nota no campo Número NF-e, clicando no ícone da pasta.
- Depois de selecionar o XML e carregar as informações dos itens, marque a opção Material.
- Depois clique em Importar.
- Selecione a Natureza da nota.
- Vá até a aba Itens da Nota e clique no botão Ordem de Compra.
- Na aba Ordem de Compra, selecione a ordem de compra e faça o vínculo dos seus itens aos itens da nota.
- Depois de vincular todos os itens da ordem de compra aos itens da nota, clique no botão Vincular.
- Depois vá até a aba Ordem de Compra, e em cima dos itens, clique com botão direito do mouse e selecione a opção Preencher com Quantidade da Nota.
- Se ao preencher com a quantidade da nota e ainda ficar saldo pendente no item para baixar na ordem de compra, na coluna Situação, selecione a opção Aberto, assim a ordem de compra ficará em aberto para ser baixada por outra nota.
- Voltando na aba Movimentação, na sub aba Financeiro, preencha os dados bancários necessários para lançar o contas à pagar da nota, como: 1. Pgto, indicando os prazos de pagamento que foi negociado com o fornecedor. 2. Histórico 3. Situação. 4. Clas. Ger. 5. Banco 6. Conta 7. Observação .
- Gere as duplicatas no botão Gerar Duplicatas.
- Depois clique em Confirmar.
- Na aba Contábil, preencha as informações de rateio.
Baixa de 2 ordem de compra para 1 item da nota fiscal (antes de iniciar esse processo, marque a opção 'Descontar ICMS na base Pis/Cofins' na natureza usada para dá entrada na nota):
- Incluir um novo item, dividindo a quantidade do item original em 2 na mesma proporção da quantidade a ser baixada nas ordens de compras.
Ex.: OC n. 0001 quantidade solicitada = 1000, OC n. 0002 quantidade solicitada = 500, quantidade total da nota = 1500, portanto dividir em dois itens sendo 1 deles com a quantidade 1000 e o outro 500. - Após inclusão dos novos itens, desmarque a opção Manter Valor Digitado nas sub abas Cofins, Pis e ICMS na parte inferior da aba Itens da Nota.
- Para os novos itens incluídos, informe as alíquotas de ICMS, Pis e Cofins conforme as alíquotas dos itens já existentes da nota.
- Depois faça o vínculo dos itens da nota aos itens das ordens de compras na aba Ordem de Compra.
Baixa de 1 ordem de compra para 1 item da nota fiscal:
- Neste processo, faz-se o vínculo normal dos itens da nota com os itens da ordem de compra, sem necessidade de alteração nos itens, visto que é de 1 para 1, ou seja, um item da nota vinculado à um item da ordem de compra.